Saiba os cuidados que se deve tomar antes de realizar obras em condomínios

Para evitar notificações e reclamações, é importante consultar o regulamento antes iniciar a intervenção

A reforma de um imóvel gera dor de cabeça só de pensar na execução das obras. Se for em um apartamento, o cuidado deve ser redobrado; porque, afinal, nem tudo é permitido.

Só depois de alguns transtornos, o bancário Fabiano Oliveira descobriu que deveria ter consultado o regimento do condomínio antes de iniciar a intervenção.

“Não cheguei a consultar o regulamento, é tanto que aconteceram alguns erros. Não poderia mexer nas áreas comuns do prédio, tipo a varanda, alguma coluna que seja estrutural”, relata Fabiano em entrevista à Tribuna Band News FM.

 

Se a obra envolver reformulação na estrutura, cuidado. Obras feitas sem supervisão de um profissional podem colocar em risco toda a estrutura do prédio e causar infiltrações e até trincas ou fissuras. Se os reparos no imóvel forem pequenos, pode não ser necessário um parecer de um engenheiro ou arquiteto.

Os moradores devem comunicar ao síndico com antecedência sobre a realização de alguma intervenção no apartamento para que os vizinhos sejam avisados. Dependendo da magnitude, a obra depende do aval do síndico.

É necessário ainda atenção aos horários previstos para atuação dos pedreiros, sem perturbar os demais condôminos. O especialista em gestão de condomínios Paulo Sânford dá a dica.

“A execução da obra tem que respeitar os dias da semana e os horários que podem ser realizadas. Fora desse horário, o condômino passa a descumprir a regra e pode até sofrer notificações, penalidades e reclamações dos vizinhos e do síndico”, sugere Paulo.