Condomínios reduzem despesas com a chegada do esgotamento sanitário
Os benefícios da implantação do esgotamento sanitário na cidade já são bem conhecidos. O serviço traz mais saúde e qualidade de vida para a população, dando uma destinação adequada ao esgoto, garantindo melhor cuidado para com o meio ambiente. À medida que as obras do Governo do Estado, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), avançam em Natal – que ao final será uma das primeiras capitais brasileiras com 100% de cobertura –, essa realidade vem sendo sentida nos vários bairros da cidade.
Além da população das Zonas Norte e Sul em geral, as obras estão trazendo resultados positivos especialmente para os condomínios da capital. Os condomínios que não contam com o esgotamento sanitário ainda, geralmente têm altas despesas com a contratação de carros limpa-fossas, ou com a manutenção de estações de tratamento de esgotos compactas que são obrigados a instalar. Quando recebem autorização para interligar os imóveis à rede de esgotamento instalada, deixam de ter esses gastos, passando a pagar apenas a taxa de esgoto que vem junto com a conta de água.
É o caso do condomínio Chacon Residence, localizado em Candelária. Lá, segundo a administradora do condomínio, Jane Mendonça, o gasto mensal é alto com a contratação de dez carros limpa-fossas de 20 mil litros para escoar o esgoto dos 96 apartamentos distribuídos em três torres. Com a chegada da rede coletora, o Chacon Residence, construído há 16 anos, já está nos preparativos para fazer as ligações e abolir de vez a necessidade de ter essa despesa mensal.
“É um benefício muito grande”, comentou Jane. Ela adiantou que os condôminos terão redução na taxa de condomínio, que hoje é de R$ 680,00, em função da chegada do esgotamento sanitário e a diminuição nas despesas. “Vamos aproveitar outras iniciativas de redução de gastos para baixar significativamente a taxa de condomínio, que já é alta”, completou.
Outro exemplo de condomínio que brevemente será interligado a uma rede coletora é o Vinícius de Morais, localizado na Rua dos Tororós, Lagoa Nova. O prédio tem 42 apartamentos e atualmente conta com uma estação elevatória compacta, que bombeia o esgoto para uma estação elevatória da Caern no bairro de Dix-Sept Rosado. Com a chegada da rede, que estará pronta em breve, o condomínio vai economizar R$ 1 mil que gasta por mês com manutenção e energia elétrica.
CRONOGRAMA
A previsão de conclusão das obras de esgotamento sanitário de Natal é para 2018. Até o início deste mês, de um total de quase mil quilômetros de rede a ser instalada, já haviam sido implantados 444,6 quilômetros, sendo 312,5 na Zona Norte e 132 quilômetros na Zona Sul.
Mensalmente, o Grupo de Acompanhamento de Obras (GAO) da Caern, junto com as construtoras contratadas e representantes da Prefeitura do Natal, define em quais ruas estarão atuando as frentes de trabalho, em todas as regiões administrativas da capital.