Recenseadores do Censo IBGE 2022 já estão abordando condomínios, pedindo para entrar em contato com síndicos e administradores
O Censo IBGE 2022 está fazendo parcerias com administradoras, associações e síndicos de condomínios para coletar informações de moradores. O levantamento começou no dia 1º de agosto e deve ser concluído dia 1º de outubro. Para que não haja problemas de segurança ou desconfiança dos recenseadores, o órgão lançou uma cartilha com orientações.
Alguns recenseadores já estão abordando alguns condomínios, pedindo para entrar em contato com síndicos e administradores para enviar materiais instrucionais e agendar datas. É possível que os responsáveis pelos condomínios agendem o dia que funciona melhor para as pessoas do prédio, assim como a disponibilidade de apartamentos, mesmo aos sábados.
O síndico pode reservar um espaço na área comum, como um salão de festas ou recepção onde o recenseador irá trabalhar como um escritório temporário, no qual receberá um apartamento por vez. É importante frisar que o recenseador não sabe o nome do morador, ele apenas poderá ter a informação, repassada pelo síndico, dos números de apartamentos que estão ocupados no prédio.
Veja como identificar um recenseador do Censo IBGE 2022
De acordo com informações divulgados pelo órgão, o síndico deve ser o responsável para agendar o dia que os colaboradores poderão conversar com os moradores. Em condomínios com até 250 unidades, o IBGE orienta a necessidade da entrada de apenas um recenseador. Mais que isso, será necessário mais de um.
Para identificar o recenseador é necessário verificar algumas características. Eles trabalham uniformizados com boné, colete, azul com a logomarca do IBGE no colete, assim como um crachá de identificação com foto e os números de matrícula e identidade. Os colaboradores irão portar um aparelho semelhante a um smartphone na cor azul para coleta das informações.
O síndico ou o porteiro poderão confirmar que realmente se trata do recenseador do Censo IBGE 2022 antes de abrir as portas. Isso pode ser feito através do QR Code, no qual é necessário apontar a câmera do celular para o QR Code impresso no crachá do recenseador. Ou por telefone, basta informar números do RG ou CPF do recenseador. A consulta também pode ser feita pelo site respondeai.com.br.gov.br.
De acordo com o parágrafo único do artigo 1º da Lei Federal 5.534/68, todos os residentes no Brasil são obrigados a responder ao IBGE em entrevistas. Os dados são criptografados em dispositivos e os números divulgados apenas em formato estatístico, reduzindo a percentuais de forma que não permita a localização de qualquer casa ou apartamento.