Valor do condomínio e do IPTU

Reajustes superam o esperado

Os inquilinos estão gastando cada vez mais com o pagamento de condomínio e IPTU, no município do Rio. Segundo um levantamento feito pela plataforma digital de moradia QuintoAndar, o valor empenhado para pagar os dois compromissos pode chegar a 70% do preço do aluguel na cidade.

De acordo com os dados, Barra da Tijuca e Jacarepaguá, ambos na Zona Oeste, são os bairros que concentram os maiores valores de condomínio e IPTU na cidade, em comparação com o preço do aluguel. Em média, os cariocas gastam com a taxa e o imposto um valor equivalente a 36% do aluguel que pagam.

No Rio, 3,43% dos inquilinos que utilizam a plataforma gastam mais com as cotas de condomínio e IPTU do que com a locação. O percentual é maior do que o registrado em São Paulo, onde 2% dos locatários estão nessa situação.


Maiores custos

O maior custo relativo é no Jardim Oceânico, na Barra, onde condomínio e IPTU equivalem, em média, a 69,28% do preço do aluguel. Barra da Tijuca, Marapendi, Jacarepaguá e Pechincha têm taxas superiores a 55%. Já os bairros com menor custo relativo são Piedade, Penha, Del Castilho, Irajá e São Cristóvão, na Zona Norte.

Apesar de os preços de locação de imóveis ainda estarem se recuperando, os custos com o pagamento das taxa e imposto são um desafio financeiro na hora de alugar um imóvel. Em muitos casos, estes custos levam os proprietários a reduzir o valor desejado para locação para adequarem os preços ao mercado.

O quadro também tem reflexos nas negociações de preços de locação. A diferença entre preço médio do metro quadrado para aluguel em anúncios e contratos fechados chegou 16,34%, o maior patamar em dois anos, segundo dados apurados pela plataforma.

— Os proprietários estão concedendo um desconto maior para os inquilinos na negociação para fechar o contrato de locação. Uma vez que IPTU e condomínio são custos que fogem da atribuição do proprietário, está no aluguel a única forma de conseguir um desconto — explica José Osse, o diretor de Comunicação do QuintoAndar.

Gastos com funcionários e serviços encarecem condomínio

Os principais fatores que influenciam nos valores do aluguel e do condomínio são diferentes. No caso da locação, a localização, a oferta e demanda são os principais aspectos, seguidos pelas características do imóvel e pelo seu estado de conservação.

No caso das taxas condominiais, o que mais pesa são os custos com funcionários e oferta de serviços, como manutenção e conservação de áreas comuns (elevadores, áreas de circulação, piscina e espaço gourmet).

Onde o inquilino paga mais de condominio e IPTU do que aluguel

De acordo com o levantamento do QuintoAndar,16% dos inquilinos do Jardim Oceânico, na Barra, gastam mais com essas contas do que com o custo mensal de locação. No Leme, 10% dos locatários estão nessa situação, vivenciada por 8,6% dos inquilinos do Engenho Novo.