Condomínios instalam câmeras Full HD e reforçam treinamentos. Cidades do Vale e da Grande São Paulo tiveram onda recente de assaltos.

Condomínios de São José dos Campos (SP) vêm aumentando os investimentos feitos para segurança, principalmente, após uma onda de assaltos a residenciais da região e de outras cidades do estado de São Paulo.

Os investimentos de segurança nestes locais têm proporcionado aumento na quantidade de câmeras e funcionários. Em um condomínio na zona oeste da cidade, foram colocados 120 câmeras Full HD, com capacidade de visão noturna. O número é parecido com a infraestrutura do Centro de Operações Integradas de Taubaté, por exemplo.

“Investir em segurança é essencial, mas o principal é que os moradores lembrem de trancar as portas e janelas, pois muitos esquecem”, afirmou o proprietário de uma empresa de segurança Gilberto Saciloti.

Em outro condomínio da cidade, o tradicional porteiro foi trocado por um sistema automatizado ligado a uma central de monitoramente. No local, cada morador tem uma espécie de botoeira para liberação de acesso.

“Todo tipo de segurança sempre é bem vindo para proteção dos moradores, e a curto prazo eles já se sentem mais seguras em relação aos antigos sistemas”, explicou o síndico Eduardo Lopes. Depois da implantação do novo sistema, o condomínio não registrou nenhum assalto e ainda economizou cerca de R$ 8 mil por mês, que é usado para infraestrutura.

Casos

Somente neste ano, foram registrados ao menos cinco casos de roubos a prédios de Taubaté. Em São José, no fim do ano passado, uma mulher foi suspeita de assaltar um apartamento no Jardim Aquarius e levou R$ 200 mil em joias e outros pertences. Em Jacareí, uma quadrilha assaltou três casas e fez 10 pessoas reféns no Altos de Santana.