5 DICAS SOBRE O QUE FAZER AO ASSUMIR COMO SÍNDICO

As primeiras cinco ações que você deve adotar ao assumir a gestão:

1. Fazer uma análise das pastas de prestação de contas da gestão anterior:

a) INSS relativo ao encargo de 20% e a retenção de 11%, se for o caso, foram recolhidas; nos recibos dos autônomos, verificar  se foram feitas as retenções  e os recolhimentos do INSS (encargo de 20% e a retenção de 11%)  e do ISS ;

b) Verificar se os cálculos estão corretos na folha de pagamentos, se há muitas horas extras, se as férias são pagas de acordo com a legislação. Caso não tenha conhecimento para analisar essas questões é importante que um profissional seja contratado. Algumas vezes um morador com conhecimento em contabilidade poderá fazer essa análise sem custos. Se for necessária a contratação, é importante que seja aprovada em assembleia para justificar o gasto que o condomínio terá com o trabalho.

2) Aprovar em assembleia a contratação de um engenheiro com especialidade em estrutura para fazer uma vistoria, que é a constatação técnica das condições da edificação. Esse relatório deverá ser levado para uma assembleia, com vistas a documentar o estado que foi encontrado o edifício e se será necessário adotar providências, se devem ser urgentes ou não.

3) Realizar uma primeira reunião com todos os funcionários para conhecê-los e indicar quais serão seus objetivos na gestão. Evidenciar que eles serão fundamentais para o sucesso do trabalho e que pretende investir em treinamento de todos.

4) Realizar reuniões individuais com cada funcionário para identificar quais são as expectativas de cada um e quais são os problemas que eles estão encontrando com o trabalho.

5) Fazer uma análise sobre os recursos que o condomínio tem disponíveis em conta corrente e nos Fundos de Reserva e Fundo de Obras e se cada um deles está em contas separadas, sendo os Fundos em contas vinculadas à conta corrente.