Síndico era paciente suspeito de Covid e não cumpriu regras do isolamento. Após a confirmação da doença, prefeitura acompanha pessoas que tiveram contato com homem
A Prefeitura de Cruzeiro monitora sete pessoas que tiveram contato com um morador que testou positivo para coronavírus. A administração alega que ele o paciente furou a recomendação de isolamento. Apesar disso, ele alega que fez a quarentena, embora não tenha adotado todos os cuidados recomendados.
De acordo com a prefeitura, o homem teria procurado o hospital no dia 19 de maio e foi diagnosticado como suspeito. No dia, ele teria sido orientado a ficar isolado. No dia 23, no entanto, quando foi avisado de que o resulto havia sido positivo, alertou que havia ’furado’ o isolamento.
Um áudio em que ele, que trabalha como síndico, alerta os moradores do condomínio Serra Verde viralizou. Na mensagem, Giovanni Nascimento, 40 anos, faz o alerta aos moradores que tiveram contato com ele.
"Não fiquei em isolamento porque as minhas condições financeiras como ocupacionais não me permitem fazer isso. Ou não permitia, porque agora eu vou ter que fazer. Eu vou pedir que todos vocês, todas as pessoas que tiveram contato comigo, se mostrarem sintoma de Covid, procurem o médico", disse no áudio.
Giovanni alega que teria se expressado mal e reforça que, apesar de ter saído de casa, tomou todos os cuidados. O síndico conta que procurou o hospital por causa de uma gripe e teria feito o teste de Covid por precaução, por prestar serviço de manutenção de ar condicionado na Santa Casa da cidade.
"Eu achei que podia ser uma gripe, no máximo uma pneumonia. Apesar disso usava máscara, tomava distância das pessoas, álcool gel. Não fui esse irresponsável que as pessoas estão dizendo", diz.
Ele fazia entregas de marmitas doadas no condomínio onde mora, mas alegou que desde a suspeita, deixou de participar da ação. Conta que gravou o áudio por precaução e receio de que as pessoas pudessem, ainda que ele tenha mantido os cuidados, terem sido infectadas pela doença.
"Da forma que está naquele áudio parece que eu tratei com irresponsabilidade, mas não foi assim. O meu erro foi me expressar de forma imprudente. No desespero naquele momento. Agora estou em total isolamento em casa e meus familiares também", conta.
Até meio-dia desta quarta, Cruzeiro registrou 23 casos confirmados da doença, sendo dois óbitos pela Covid-19.