Aumento de apólices do tipo foi de 10%
A Porto Seguro contabilizou um aumento de 10% na contratação do seguro para condomínios no Rio Grande do Sul, no comparativo entre os anos de 2017 e 2018. Esse crescimento aponta que as pessoas estão mais atentas à importância do seguro e às vantagens que essa proteção oferece em casos de imprevistos. Os moradores de condomínios podem encontrar no seguro facilidades para zelar pelo patrimônio coletivo de prédios residenciais verticais e horizontais, comerciais, de escritórios ou consultórios, flats e apart-hotéis.
A proteção de condomínios é prevista no artigo 1.346 do Código Civil brasileiro desde 2002. A legislação indica que é obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial. Mas, além disso, é importante que o condomínio esteja protegido diante de diferentes situações. Diante disso, o gerente da Porto Seguro Rio Grande do Sul, Edgar Anuseck, explica a importância e vantagens da cobertura ampliada do seguro.
Uma das opções de cobertura é a Básica Simples, prevista em lei, que oferece garantias para os prejuízos em caso de incêndio, explosão, fumaça e queda de aeronaves. "Um problema elétrico ou uma vela acesa em um apartamento pode causar um acidente de grandes proporções e prejudicar a estrutura de todo o prédio, causando grandes transtornos, destaca Anuseck.
No caso da cobertura Básica Ampla, a Porto Seguro oferece garantias para os danos estruturais que possam acontecer ao condomínio em caso de incêndio, explosão, fumaça, queda de aeronaves, vendaval, impacto de veículos, danos elétricos, quebra de vidros, chuveiros automáticos, tumultos, greves e lock out, portões, alagamento, desmoronamento e vazamento de tanques ou tubulações.
Em ambas ofertas, é possível realizar a contratação de coberturas adicionais para personalizar o plano de acordo com as necessidades de cada condomínio. Entre essas coberturas extras que podem ser escolhidas durante a contratação do serviço, está a garantia de pagamento das despesas fixas, que garante o pagamento de salários dos funcionários, telefone, água, luz, entre diversas outras opções.
Segundo Anuseck, ir além da contratação da cobertura básica simples e ampliar essas garantias podem evitar muitas dores de cabeça aos condôminos mediante um investimento relativamente baixo. “As coberturas visam proteger não apenas o imóvel, mas também os moradores e síndico do condomínio. É importante estar preparado para qualquer eventualidade, e a cobertura ampliada garante isso”, explica. “Além disso, a contratação do serviço ainda contempla uma rede de assistência especializada, como encanador, eletricista, manutenção nos portões e chaveiros para áreas comuns do condomínio, entre outras vantagens", conclui.