Animal foi encontrado por moradores, mas ainda não foi resgatado. Inema faz buscas.
Os moradores de um condomínio no bairro Papagaio, em Feira de Santana, foram surpreendidos com a visita de um tamanduá-mirim.
A situação foi registrada por câmeras de segurança, que flagraram o animal transitando entre as casas do condomínio.
Laís Animal, de 10 anos, chegou a encontrar o animal. “Pensei que era um gato. Quando ele veio, ele ficou na minha frente e do nada ele ficou em pé. Ele levantou as garras”.
O tamanduá foi visto pela primeira vez na noite desta quinta-feira (14), por volta das 21h. Os moradores se mobilizaram para tentar capturar o animalzinho, mas não conseguiram porque ele pulava entre os telhados das casas. Ele foi visto pela última vez na noite de sexta-feira (15).
O condomínio fica num local que antes tinha muitas árvores e matagal. O residencial tem 446 casas, sendo que 46 estão fechadas. A suspeita é que o tamanduá tenha se escondido em alguma delas.
Em contato com a reportagem, a bióloga Luma Borges contou que o tamanduá-mirim tem hábitos noturnos. “Ele é presente em todos os biomas. Ele migra do habitat natural para buscar alimento. Ele se alimenta de cupins e formigas. Como está ocorrendo desmatamento para a construção de condomínios residenciais, ele acabando migrando e por isso acaba ocorrendo esses fatos”.
Procurado pelos moradores, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) disse que ainda não localizou o animal.