Como assumir o seu papel e prestar atendimento de excelência aos condôminos
Quando se fala em condomínio a primeira reação é de: lá vem problema...discussões...cota extra...aumento de cota...e por aí vai.......
Na verdade, toda vez que precisamos decidir sobre ações que envolvam o condomínio onde moramos e/ou trabalhamos, existem muitas dificuldades para chegarmos a um consenso, o que acaba resultando em baixa participação de todos.
Em última análise um condomínio significa rateio de despesas e administração de conflitos.
Um dos maiores desafios de um síndico para prestar um bom serviço é exatamente conciliar todos os interesses, e gastando pouco.
O sindico é aquele que precisa ter grande capacidade resiliente, perfil relacional, senso de desprendimento, voluntarioso, muito organizado, conhecimento sobre questões prediais, e acima de tudo, por ser um cargo eletivo, precisa ser “politico” no sentido verdadeiro da palavra.
Se faz necessário para iniciar um bom trabalho à frente de um condomínio, um diagnóstico sobre o cenário que temos, para em seguida estabelecermos um plano de ação, dentro da realidade financeira e operacional. O objetivo sempre deve ser atingir níveis de excelência cada vez mais elevados, mantendo a relação de custo x benefício com índices sempre satisfatórios.
A Literatura sobre o condomínio, também, é fonte de consulta obrigatória. Composta pela Convenção (Constituição), Regulamento Interno (Normas de Convivência) e Atas das Assembleias Ordinárias e Extraordinárias que tratam de matérias especificas, sempre norteiam a administração.