Óleo de cozinha pode gerar problemas e entupimentos se despejado no ralo da pia; cooperativa já tem 30 pontos de coleta em Ponta Grossa (PR)
O Condomínio Clube Vittace Gianna fechou nesta quinta-feira (22) parceria com a Cooperativa Sicredi Campos Gerais para coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha do residencial. A ação foi realizada pela gestão do condomínio com a participação da Assessoria de Programas Sociais da Cooperativa. A parceria já tem 30 pontos de coleta e é inédita em condomínios.
Segundo o síndico do Vittace Gianna, Leandro Kwiatkowski, o objetivo é oferecer uma opção correta de destino do produto gerado pelos moradores. “Temos 288 apartamentos e uma preocupação muito grande com a sustentabilidade. A parceria com o Sicredi é importante porque nos oferece uma solução para o destino deste resíduo residencial, preservando o meio ambiente”, avalia.
Ele também aponta os benefícios de manutenção com a medida. “Os condomínios têm dificuldades para manter em ordem as galerias de esgoto, problemas que são aumentados quando há o despejo direto do óleo de cozinha, gerando entupimentos e outros transtornos. Desta forma, com a responsabilidade compartilhada, geramos benefício para todos os moradores do condomínio”, aponta o síndico.
A partir de agora, os moradores das 18 torres do condomínio já podem depositar as garrafinhas com óleo nos coletores, que serão regularmente visitados pela Ambiental Santos, empresa parceira do projeto. O produto será transformado em sabão a ser doado para quem precisa. A parceria foi celebrada por Alyne Lemes, assessora de Programas Sociais da Sicredi Campos Gerais, Gilberto de Cristo, coordenador de Meio Ambiente da Ambiental Santos, Paulo Telles, membro do Conselho Consultivo do condomínio e pelo síndico do Vittace Gianna, Leandro Kwiatkowski.