"É o mínimo que podemos fazer para eles que trabalham para nós durante o ano todo. Eles já foram comunicados e ficaram bastante alegres com esta recepção", diz o síndico Nilson Brizoti
As festas de final de ano estão chegando e é hora de começar a correria para comprar os presentes, confirmar o amigo secreto e se divertir entre os familiares e amigos com a ceia, mas como ficam os trabalhadores que irão trabalhar nas datas das festas? Longe de suas famílias por causa dos serviços de plantão, os que trabalham para o condomínio Plazar Mayor, na zona sul de São Paulo terão um agrado nas datas especiais nestas duas últimas semanas do ano.
"Vamos preparar uma ceia de natal e réveillon para todas as pessoas que vão trabalhar nos dias 24 e 25 e, também, 31 e 01. Queremos que eles se sintam acolhidos por nós", observa o síndico Nilson Brizoti. Com os funcionários trabalhando para o bem-estar dos moradores, Nilson diz o motivo de esta ação.
"É o mínimo que podemos fazer para eles que trabalham para nós durante o ano todo. Eles já foram comunicados e ficaram bastante alegres com esta recepção", diz.
Síndico deste abril, Nilson busca estimular ainda mais os trabalhadores. Mesmo não sendo funcionários do condomínio, sua intenção é motivada muito mais que um simples jantar durante o plantão.
"As pessoas merecem respeito, compreensão, não só cobrança. As instituições são feitas por seres humanos e atitudes como esta aumenta a sinergia, o trabalhador se sente mais motivado, mais respeitado", diz o Síndico.
Sem ser obrigatório, perante a lei, o agir dessa forma, o especialista em direito imobiliário e condominial, Rodrigo Karpat, comenta a ação e a observa de forma positiva.
"A convenção não obriga nenhum síndico a esta atitude, mas o condomínio tem um viés social, acima de tudo, e essa ação valoriza os funcionários que estão longe de suas famílias em uma festa que, normalmente, deveria ser de reunião. A atitude do condomínio aumenta o espirito natalino, o respeito ao próximo e traz vários benefícios para as relações humanas", diz Rodrigo Karpat.
Já providenciada por uma empresa que tem experiência no assunto, a ceia será servida no próprio salão de festas do condomínio. Toda a estrutura e despesas já foram aprovadas pelo conselho, que reagiu com muita alegria com a ideia. "O conselho foi totalmente a favor, houve a procura de mostrarmos o respeito e valorizar os funcionários”.
Ainda sobre a ceia, o síndico comenta que será a primeira vez que o condomínio toma esta atitude e espera que isso se torne uma tradição.
“Seria interessante que não só aqui mas outros condomínios façam o mesmo com seus funcionários, se tornando uma tradição neste conjunto habitacional como em outros. Estes trabalhadores estão quase que o ano todo conosco, é importante valorizar”, conclui Nilson.