Condomínios mistos necessitam de cuidados redobrados

Amplo espaço com residência e comércio deve contar com equipe de especialistas para fazer a segurança, higiene e administração Amilton Saraiva,

 

Cada vez mais em busca de qualidade de vida e facilidades ao dia a dia, a população procura por moradias seguras e práticas. É exatamente por este motivo que os condomínios mistos são uma tendência nas grandes cidades, pois são um complexo combinado de apartamentos residenciais e espaços comerciais – hoje em dia é muito comum visitarmos condomínios que agregam escritórios de advocacia, contabilidade e até mesmo dentistas.

No entanto, muito além da praticidade, estes condomínios requerem boa administração para separar as duas coisas, além de contar com uma segurança impecável.

Um condomínio pode ser residencial e comercial, porém sua administração é feita de maneira independente, as decisões são tomadas de forma autônoma, como se fossem dois condomínios. Por ser um estilo diferenciado de moradia, é natural que o serviço prestado seja de alta qualidade, e por isso, muitas administradoras preferem contratar o serviço terceirizado, para evitar problemas como falta de funcionários, preocupação com a folha de pagamento, entre outras coisas.

Em geral os serviços mais contratados são o de serviços gerais e portaria. A limpeza precisa ser impecável, halls e áreas sociais devem estar bem higienizados para garantir o bem-estar dos condôminos.

Na portaria o nível precisa ser ainda maior, já que o posto é responsável pelo controle de entrada de moradores e visitantes, sendo assim muito importante para manter a segurança, além disso, os porteiros também são responsáveis pela boa apresentação do condomínio.

Por isso, fique atento: a empresa contratada tem que fazer treinamento diário e o profissional escolhido para o condomínio misto deve ter várias virtudes, entre elas boa aparência, boa educação, atenção, bom atendimento ao público, entre outras qualidades.

Os funcionários que trabalham em complexos mistos devem ser treinados para entender a interatividade que existe nestes condomínios, mas também os colaboradores precisam ser motivados, e por isso a empresa designa líderes que possam coordenar o trabalho em condomínios mistos.

O papel do líder é cuidar da equipe, em coisas como pontualidade, uniformes, faltas e também motivar. Sua função é cobrar, mas também subsídio para o colaborador poder desempenhar seu papel.

Artigo de:

Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirização