Imóveis pequenos são mais rentáveis em locação e venda
Quem tem imóveis menores tipo quitinete e conjugado consegue maior rentabilidade na hora de alugar ou vender. Levantamento realizado pelo Sindicato da Habitação (Secovi Rio) revela que o percentual de valorização dos mais compactos varia de 0,32% a 0,42% contra 0,29% a 0,40% das unidades de dois quartos. A pesquisa foi feita em sete bairros: Botafogo, Catete, Centro, Copacabana, Flamengo, Ipanema e Laranjeiras.
Segundo o Secovi Rio, estas regiões são as que mais contam com quitinetes e conjugados. Botafogo é o que apresenta a melhor rentabilidade neste tipo de unidades: 0,42%. Já nos apartamentos de dois quartos, o Centro é o destaque, com 0,40%.
De acordo com o vice-presidente do Secovi Rio, Leonardo Schneider, quanto menor o imóvel maior será a rentabilidade. "A unidade mais compacta tem mais liquidez. É melhor ter dez quitinetes para alugar do que um imóvel de quatro quartos. Neste caso, dependendo da localização e do estado, o retorno do aluguel pode ser entre 0,6% e 0,7% do valor do imóvel mensalmente", explica ele.
Ele ressalta que na hora da venda, por exemplo, o metro quadrado do qui t i net e é maior do que as unidades de três quartos. "No Centro, as unidades de dois quartos são as mais valiosas, pois há pouca concorrência e muita gente interessada em alugar. E esta região passou por revitalização e, consequentemente, tem ótima valorização", ressalta Schneider.
Unidades antigas são mais valorizadas após uma boa reforma
O vice-presidente da Administradora de Imóveis Renascença, Alexandre Parente, afirma que a procura por imóveis menores é muito grande. Ele destaca que o número de unidades de um quarto ainda é pequena diante da demanda.
"Quem pensa que vai comprar imóvel maior para ter aluguel mais rentável se engana. Terá percentual em torno de 0,4%. Neste caso, é melhor aplicar na poupança, que rende 0,6%", diz Parente.
O arquiteto Marcelo Córes aproveitou a profissão que exerce para aumentar ainda mais o patrimônio e garantir renda extra. O profissional investiu em dois apartamentos na Cinelândia de um e dois quartos. Ele conta que reformou os imóveis em três meses e colocou para alugar.
"Comprei os imóveis abaixo do preço por serem antigos. O de um quarto paguei 15% abaixo do preço de mercado. Já o de dois dormitórios, o valor estava 30% menor. Estou surpreso com retorno da locação", relata.
Ele diz que colocou os imóveis em site mundial de locação e tem recebido turistas de lazer e de negócios. Em julho, dispensou 20 clientes. "Realmente acertei nos imóveis e na localização", diz Córes.
(Meia Hora)