Entenda porque essa administração é fundamental para síndicos. Léo Mack, Cofundador e COO da uCondo traz dicas para facilitar a gestão e otimizar o tempo
A função de síndico exige um conjunto de habilidades que vão além da gestão administrativa: a gestão emocional! A capacidade de lidar com as emoções, tanto as próprias quanto as dos condôminos, é um diferencial crucial para o sucesso na administração condominial. A seguir, explicamos o conceito de gestão emocional, além de trazer dicas de Léo Mack, Cofundador e COO da uCondo, plataforma de tecnologia de gestão parceira da MRV, para que síndicos possam fazer uma boa governança.
Um condomínio é um microcosmo da sociedade, com suas diversidades e conflitos. A gestão emocional, então, torna-se uma ferramenta indispensável para construir um ambiente de convivência mais harmonioso e eficiente. E o síndico é a figura central nesse ecossistema, sendo responsável por mediar conflitos, tomar decisões e lidar com as expectativas de diversos moradores. Neste cenário, a capacidade de manter a calma, a empatia e a assertividade são qualidades altamente valorizadas.
Léo Mack destaca que dentre os desafios conhecidos como 5C’s – cano, cachorro, criança, carro e calote -, usar empatia e a inteligência emocional são tão importantes quanto as soluções técnicas, pois permitem lidar com conflitos, mediar interesses divergentes e criar um ambiente harmônico. “A gestão emocional é uma habilidade indispensável na administração condominial moderna, capaz de transformar a relação entre síndicos, moradores e funcionários”, explica o profissional.
A gestão emocional permite ao síndico:
Manter a serenidade em situações de crise: conflitos entre vizinhos, atrasos no pagamento das contas, problemas na infraestrutura do prédio são apenas alguns dos desafios que um síndico pode enfrentar. A capacidade de manter a calma em momentos de tensão é fundamental para encontrar soluções eficazes.
Promover a comunicação efetiva: a comunicação clara e objetiva é essencial para construir relacionamentos saudáveis com os condôminos. Ao dominar suas emoções, o síndico consegue expressar suas ideias de forma mais assertiva, evitando mal-entendidos e conflitos.
Tomar decisões mais racionais: as emoções podem influenciar nossas decisões. Ao desenvolver a gestão emocional, o síndico é capaz de tomar decisões baseadas em fatos e evidências, em vez de impulsos.
Construir um ambiente de confiança: um síndico emocionalmente equilibrado transmite segurança e confiança aos condôminos, fortalecendo os laços comunitários.
Ferramentas online como aliadas
A tecnologia pode ser uma grande aliada para a administração condominial. Plataformas especializadas em gestão, como a uCondo, oferecem uma série de funcionalidades que facilitam o dia a dia da administradora de condomínios e do síndico, além de contribuírem para um ambiente mais organizado e transparente.
Léo Mack destaca que em um setor com apenas 21,8 mil síndicos profissionais capacitados em um universo de 421 mil, segundo a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (Abrassp), investir em capacitações é essencial. “Cursos e programas como o CondoEduca e o CondoEmpreendedor oferecem ferramentas práticas e comportamentais que ajudam os gestores a se destacarem em um mercado que ainda carece de especialização, integrando técnica, comunicação e estratégias para uma gestão mais profissional, eficiente e humana”, diz.
Funcionalidades das plataformas online
Ferramentas de comunicação online, como fóruns e chats, por meio das quais os condôminos podem se comunicar de forma mais eficiente, reduzindo a necessidade de reuniões presenciais e evitando mal-entendidos.
Ferramentas para organização de tarefas, acompanhamento do andamento de obras e serviços, e que permitem que os condôminos fiquem informados sobre as atividades do condomínio.
Ferramentas de gestão financeira, que facilitam o controle das contas do condomínio, a emissão de boletos e a geração de relatórios, proporcionando maior transparência e organização.
Mecanismos para realização de pesquisas de satisfação com os condôminos, coletando feedback sobre os serviços prestados e identificando áreas de melhoria.
Ferramentas de Inteligência Artificial, facilitando o dia a dia com tomadas de decisões mais rápidas e com maior assertividade tanto nas regras do condomínio quanto na legislação.
Dicas para desenvolver a gestão emocional
O síndico precisa entender sobre a área operacional para, assim, ter segurança para lidar com os possíveis conflitos no condomínio. Léo Mack destaca, por exemplo, que ao enfrentar problemas como vazamentos, inadimplência ou atritos relacionados à convivência, um síndico bem preparado consegue não só resolver as questões de forma eficiente, mas também fortalecer o senso de comunidade. “Creio que as tecnologias como as da uCondo contribuem para a gestão operacional, o que permite que o administrador ou síndico possa se dedicar à gestão emocional”, avalia Léo Mack. Para ajudar o síndico nessa jornada, ele recomenda:
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