Indicadores judiciais

RJ: Ações condominiais ultrapassam 10 mil no estado

Até setembro, o estado do Rio de Janeiro registrou 10.973 ações judiciais movidas por condomínios, sendo 88,5% desse montante motivado por inadimplência. Apesar do número continuar alto, dados divulgados no levantamento do Secovi Rio indicam uma redução em comparação ao mesmo período de 2022.

Os dados foram fornecidos diretamente pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e analisados pelo Centro de Pesquisas e Análise da Informação (Cepai) do sindicato.

As comarcas que mais contribuíram para alcançar esta marca foram, respectivamente: a capital (2.100), Jacarepaguá (1.029) e Campo Grande (1.009). Confira, nos gráficos a seguir, o comparativo com o interior e as principais razões pelas quais a Justiça foi acionada.

Despejo por falta de pagamento lidera ações locatícias

Não só as dívidas condominiais têm mobilizado o judiciário fluminense, mas também proprietários que tentam desocupar imóveis alugados, devido à falta de pagamento. Apenas esses casos correspondem a aproximadamente 3.876 ações movidas entre janeiro e setembro.

As demais motivações são: despejo por razões diversas (14,9%), renovatória de locação (10,4%), revisional de aluguel (1,7%) e consignatória de aluguéis (1,7%).

 

Com informações de Secovi Rio