Como amenizar as agressões ao síndico

A importância do preparo do síndico como líder

Temos nos defrontado frequentemente com notícias sobre agressões ao síndico. São atos que, muitas vezes, chocam pela violência e covardia, agressores que agem deliberadamente sem medir as consequências.

A esfera judicial pode dar conta de alguns tipos de agressão, mas hoje, queremos falar sobre como o gestor pode prevenir esse tipo de conduta por parte do morador.

A conquista da liderança

“É importante que o síndico assuma seu papel de líder, não algo imposto, mas sim conquistado”, afirma a Profa. Rosely Schwartz. Para tanto, um dos aspectos a serem trabalhados é o conhecimento que o gestor precisa ter sobre o grupo que lidera. Ele pode realizar esporadicamente pesquisas contendo perguntas sobre as expectativas dos moradores, para assim, além do perfil de cada um, saber quais são os anseios do grupo e, a partir deles, tomar decisões e definir os objetivos da administração. “Isso faz com que o morador se sinta parte do grupo e tenha mais vontade de participar, de acordo com a docente. “A não participação em assembleias, por exemplo, pode ser um indicador de insatisfação”, explica. A definição dos objetivos com a participação dos moradores fará com que o síndico seja um líder respeitado.

Comunicação

Ter um amplo canal de comunicação também é fundamental. Colocar uma caixa de sugestões, em local acessível, de maneira que as pessoas possam se manifestar sem serem identificadas, ajuda o administrador a saber o que os moradores querem e, assim, agir na direção daquilo que pode ser melhorado. Estabelecer uma comunicação permanente, enviando e-mails, ou comunicados pelo aplicativo de mensagens do condomínio, sobre as ações realizadas pelo gestor, também favorece a transparência e, por consequência, a satisfação dos moradores. Outra sugestão é ter um endereço de e-mail em que o morador poderá se comunicar sem usar o livro de ocorrências. E para aqueles que desejam falar pessoalmente com o síndico, seja disponibilizado um horário para o morador agendar o encontro. Hoje os aplicativos que incluem manutenções e reserva de espaços podem ajudar muito nas ocorrências do dia a dia.

Autoconhecimento e treinamento do líder

O síndico, como líder, também deve estar preparado para lidar com situações de desrespeito ou insultos. “Ele nunca pode responder no mesmo nível. É preciso que tenha inteligência emocional, que envolve autoconhecimento e treinamento”, diz Rosely. Daniel Golman, especialista no tema, descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. Segundo ele, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo. Assim, ao sofrer uma agressão, o gestor terá subsídios para manejar a situação. Todo líder deve buscar essa capacidade de autocontrole.

Fica evidente que o preparo do síndico para ser um líder será um grande diferencial para que as agressões sejam atenuadas. A cultura do respeito e da paz deve ser algo a ser perseguido pelo gestor, e a sua postura servirá de exemplo aos demais. Como porta-voz dos anseios do condomínio, deve manter campanhas antiviolência de modo a criar uma consciência coletiva de paz.

Valorização patrimonial

Para além de todas essas questões, o gestor, ao criar um ambiente harmônico, trará valorização patrimonial, uma vez que as notícias desse ambiente pacífico se espalham pelo bairro. Mais do que os moradores viverem tranquilos, haverá facilidade na venda e na locação das unidades.