Os confrontos de opiniões em condomínio são algo natural, pois indivíduos com opiniões e expectativas diversas têm que conviver no mesmo espaço. Faz parte. No entanto, muitas vezes, as pessoas passam dos limites aceitáveis e a situação pode se complicar. Tem sido frequente moradores agredirem funcionários, o que pode levar o ocorrido para a esfera policial e judicial.
Alguns exemplos de agressões e desrespeito mais comuns, infelizmente: pais que não aceitam qualquer advertência a seus filhos, mesmo sabendo que estes estão infringindo as regras; moradores que são petulantes e destratam funcionários por se acharem “superiores”; aqueles que usam a famosa frase “eu pago seu salário, você tem que me obedecer”. E não para por aí.
Vale destacar que, caso um morador agrida um prestador de serviço de empresa terceirizada, o condomínio responde solidariamente pelo dano.
Mas o que o síndico pode fazer para evitar chegar a essas situações extremas?
É fundamental que o gestor busque conscientizar os moradores. Nesse sentido, enviar comunicados com frequência, enfatizando a importância do cumprimento do Regulamento Interno e da Convenção para que haja disciplina, harmonia entre todos os moradores, e que o respeito dentro do condomínio deve prevalecer.
Enfatizar que, caso isso não seja atendido, poderá haver multa e que dependendo da situação, o caso pode ser levado para delegacia e, ainda, pode haver judicialização, já que muitas das agressões são tipificadas no Código Penal.
É também recomendável realizar treinamentos com os funcionários para orientá-los a fim de que saibam enfrentar melhor as situações de desrespeito dentro do condomínio, para que neutralizem e não reajam no mesmo nível que o morador agressor, e que deve-se sempre comunicar ao síndico.
IMPORTANTE: Se você gostou desse conteúdo entre em contato conosco para sempre receber novas informações ou envie sugestões de pauta; compartilhe com seus amigos, pois você poderá ajudá-lo a fazer uma gestão de qualidade e previnir tragédias.
Fonte: Profa. Rosely Schwartz – ministra cursos de Administração de Condomínios e Síndico Profissional com transmissão ao vivo pela FECAP e 100% online pelo OCONDOMÍNIO. Autora do livro Revolucionando o Condomínio (16 ed – Editora Benvirá) especialista em administração condominial, contabilista, palestrante e consultora. Além de membro do GEAC (Grupo de Excelência e Administração de Condomínios) do CRA-SP.