O PODER da comunicação no condomínio

Para ter transparência na gestão é preciso aprimorar a comunicação  

Você já pode ter vivenciado essa situação.  Na assembleia, é comum ter um morador ou um grupo de moradores que questiona o seu trabalho na frente de todos com insinuações infundadas, trazendo desconfiança. Essa situação é bem desagradável. E por que que isso acontece? Normalmente é por falta de comunicação. Na maioria dos casos o morador não fica sabendo das suas ações, do que está ocorrendo no condomínio, e isso traz dúvidas e insegurança para ele.

Hoje, com tanta tecnologia e um celular disponível, não é possível, de maneira nenhuma, desprezar o poder da comunicação, que deve se antecipar os fatos e evitar os questionamentos dos moradores. Quando o morador tem informação prévia e consegue acompanhar o que está ocorrendo no condomínio, ele se sente incluído e confiante.

A administração condominial envolve um grande volume de informações. Portanto, o gestor deve disponibilizá-las para evitar mal-entendidos e assegurar a TRANSPARÊNCIA. Mais ainda: isso vai te ajudar a não perder tempo, pois pode diminuir o número de solicitações diretas de atendimento. Sua gestão vai aumentar, com certeza, em eficiência.

Importante destacar que textos usados nos comunicados e circulares devem ser concisos, claros e objetivos.

E quais canais utilizar? As possibilidades são variadas e você não precisa ativar tudo de uma vez.  Avalie a realidade do condomínio. Você pode fazer uma breve pesquisa para saber qual canal de comunicação os moradores preferem utilizar. Confira:

DIGITAIS

  • E-mail: é interessante para enviar mensagens mais formais, que precisam de um registro mais permanente, como datas e atas de assembleias, rateio extra da quota condominial, etc.
  • Jornal Online: um interessante meio para informar diversos assuntos relativos ao seu condomínio. Você também pode publicar artigos ou matérias de interesse para a comunidade. Isso traz credibilidade para a sua gestão.
  • Site: a criação de um site é bastante produtiva, pois agiliza a comunicação. Hoje, as administradoras oferecem esse serviço, em que o morador pode gerar 2as vias de boleto e acompanhar as finanças do condomínio.
  • Aplicativos de mensagem (Whatsapp ou Telegram): É a informação na palma da mão. A dica é, se for criado um grupo, permitir que somente o administrador, no caso o síndico, publique mensagens, para evitar os famosos “bom dia” e “boa noite”, além dos bate-bocas. Utilizados para comunicações do dia a dia, como dedetização, eventos no condomínio, agenda de serviços ou mesmo para relembrar algumas regras do regulamento interno.
  • Aplicativos de manutenção: Atualmente possuem um preço bastante acessível. Possibilitam que os moradores informem à gestão problemas pontuais relativos à manutenção, como lâmpada ou sensor de presença queimados, sujeira no hall, problema nos elevadores e falta de extintores o andar.

FÍSICOS:

Elevador: em condomínios verticais é passagem obrigatória dos moradores, servindo para comunicações urgentes, ou aquelas que precisam ficar expostas por período mais longo. Hoje existem empresas que disponibilizam TVs com notícias não só do condomínio, mas noticiário em geral. Antes, eram mais comuns em condomínios comerciais. Esse tipo de equipamento traz para o condomínio um ar de modernidade. É importante destacar que as informações disponibilizadas nesse local não devem trazer questões delicadas, de interesse exclusivamente interno, dado que são lidas por todos, visitantes e prestadores de serviço.

Caixa de sugestões: mais utilizada em condomínios residenciais, é uma ferramenta muito simples; pode ser fundamental para que o gestor conheça melhor os moradores, que podem se expressar inclusive de forma anônima. Deixe-a em um lugar estratégico, que viabilize o anonimato, mas que não haja dificuldade no acesso e seja de conhecimento de todos.

 

Fonte: Profa. Rosely Schwartz – administradora especialista em condomínios, contabilista, coordenadora do GEAC (Grupo de Excelência e Administração de Condomínios do CRA-SP), autora do livro Revolucionando o Condomínio – 16a ed. (Ed. Benvirá), Autora e docente dos cursos de Administração de Condomínios e Síndico Profissional na FECAP com transmissão ao vivo e do curso 100% Online de OCondomínio.