Prefeitura afirma que área é da União e governo alega guarda provisória. ’Aparecem ratos, escorpiões, baratas, existe de tudo’, critica moradora.
Moradores da Vila Xavier, em Araraquara (SP), reclamam de um prédio abandonado e um terreno com lixo e mato alto. Segundo eles, o edifício deixou de funcionar há décadas e sobraram apenas tijolos.
Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Araraquara alegou que o espaço pertence à rede ferroviária do Governo Federal e este, por sua vez, disse que a área está sob a guarda provisória do município.
Abandono
Após muitos anos sem uso o mato acabou crescendo e tomando conta de todo ambiente. Também existem vagões que transportavam grãos e que estão sem nenhuma utilidade e se transformaram em ferro velho.
“Aparecem ratos, escorpiões, baratas, existe de tudo, os cachorros ficam doidos e pegam e acabam sendo picados. Muita gente também já pegou dengue”, disse a empresária Alana Crispim, ressaltando que diversas pessoas jogam lixo no local. “Muita gente vem e joga lixo, coloca fogo e fica aí".
Além desses problemas, os moradores afirmam que o espaço se transformou em moradia para andarilhos. “Existe um pessoal morando lá, não conhecemos, não sabemos, podem estar usando droga, olhando a nossa casa, nunca sabemos o que pode acontecer”, desabafou a empresária.
Responsabilidade
A Prefeitura de Araraquara informou que a área é da União e o Governo Federal alegou que desde 2010 o terreno está sob a guarda provisória do município, cabendo a este a conservação do imóvel. Disse ainda que a transferência definitiva da área poderá ser realizada após o término de um inventário