Alguns são verdadeiras minicidades. Sim, os condomínios não param de crescer e constituem, sem dúvida, uma célula importante da sociedade, com toda a complexidade legal e de relacionamento humano que isso envolve. A falta de tempo e o desinteresse de muitos moradores provocam problemas, pois a não participação nos processos decisórios do condomínio trazem, muitas vezes, ações arbitrárias e irregulares por parte de alguns gestores, as quais são adotadas, na maioria das vezes, pela falta de conhecimento, colocando em risco o patrimônio de todos, bem como, em casos mais graves, a integridade física das pessoas.

Oportunidade de trabalho

Nesse cenário, o mercado condominial oferece diversas oportunidades para que os síndicos profissionais ocupem essa lacuna. “O setor cresce de forma exponencial e apresenta muitos desafios, em função das exigências legais e das demandas dos moradores”, afirma a docente, administradora e consultora, Rosely Schwartz. Assim, mais do que nunca, é preciso que haja capacitação desses profissionais, devido à necessidade de preparação técnica para assumir a função de síndico externo.

Capacitação

“O condomínio precisa ser administrado como uma empresa, e o gestor tem que estar apto para atender às exigências administrativas, tributárias, trabalhistas, além de se ocupar do relacionamento com os condôminos, com a administradora, com empresas terceirizadas e com o conselho consultivo”, adverte a consultora.  Diante disso, somente o conhecimento, obtido por meio de cursos de capacitação, é que o gestor condominial dará conta desses enormes desafios, de acordo com Rosely. Vale destacar a importância da administradora, a grande aliada do síndico neste contexto, e que deve ser contratada com critérios rigorosos.

O segredo do sucesso do síndico profissional

Não basta estar bem capacitado, é preciso entregar trabalho. Mostrar os resultados do antes e do depois de ter assumido o cargo, por meio de dados e gráficos que comprovem o compromisso assumido de melhorar a situação do condomínio, tanto a financeira como também a de valorização patrimonial. Deve ser visível para todos, com manutenções bem realizadas, redução da inadimplência e um ambiente harmonioso. Além de assembleias bem organizadas e produtivas.

É com esse propósito, de propiciar mais capacitação aos profissionais (ou mesmo moradores) para que atuem de maneira segura, transparente e eficiente, que a docente resolveu se dedicar ao ensino, além das outras atividades que exerce. “Sempre me preocupei com essa questão da necessidade de formar pessoas para que, além de poderem criar uma oportunidade profissional, o façam de maneira a contemplar as demandas do mercado, que está cada vez mais dinâmico e exigente”, conta Rosely, que ministra cursos de capacitação para síndicos há mais de 26 anos.