Segundo a Group Software, assembleias online cresceram 3000% durante a pandemia em 2020; ferramentas tecnológicas viraram solução no cotidiano dos condomínios
Por causa da pandemia do novo coronavírus, milhares de pessoas do Brasil e do mundo deixaram de fazer atividades antes comuns, como se deslocar para o trabalho, fazer compras no supermercado, se reunir com familiares e amigos ou até mesmo passear com o animal de estimação para se adaptar às medidas de distanciamento.
Nos condomínios residenciais, o reflexo dessas mudanças pode ser visto de forma mais intensa. A pandemia trouxe novas regras de convivência, que vão desde a suspensão de atividades com aglomerações até aquelas que precisem de contato físico entre moradores e maiores cuidados com a saúde e higiene do ambiente.
Foi com a ajuda da tecnologia que essas comunidades encontraram alternativas para dar andamento ao cotidiano do condomínio, sem colocar em risco a vida e a saúde dos moradores. Pelo computador ou celular com acesso à internet, é possível utilizar de ferramentas para comunicação, assembleias online ou até mesmo plataformas específicas para as necessidades financeiras e administrativas.
Segundo Daniel Nahas, da Casa Administradora, um dos usuários de software para gestão de condomínios, a ferramenta foi positiva para aliar comodidade e segurança, e facilitou a comunicação com síndicos.