Condomínios apostam em assembleias virtuais para decidir regras na pandemia
Conforme determinado no Art. 1.350 do Código Civil, é dever do síndico convocar a assembleia ordinária anual, onde deve apresentar a previsão orçamentária e a prestação de contas do condomínio, mas com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, a realização de assembleias condominiais passou a depender da transformação digital nos condomínios para poder acontecer.
Para isso, a Lei 14.010, de 2020, instituiu a possibilidade da realização de assembleias virtuais em condomínios e desde então, o modelo virtual vem ganhando adeptos por todo o país.
Alguns dos benefícios das assembleias virtuais:
Segurança: sem sombra de dúvidas, esse é o principal motivo pelo qual as assembleias virtuais estão ganhando um número cada vez maior de adeptos. No modelo on-line, os síndicos e moradores garantem segurança durante a pandemia.
Aumento da participação: se antes os síndicos sentiam dificuldade em garantir o quórum mínimo para as votações em assembleias, esse cenário se beneficiou com o modelo on-line e os moradores agora podem participar de onde quiserem, com muita facilidade.
Melhorias na apresentação: com a implementação das assembleias virtuais, o síndico tem mais facilidade para apresentar em slides, onde pode mostrar um material de comunicação mais objetivo e acessível para todos os moradores.
Gravação: o formato de assembleia virtual permite que o síndico grave a reunião pelo próprio computador, assim é mais simples para que ele possa compartilhar o material com os moradores que não puderam participar.
O formato de assembleia virtual está ganhando espaço nos condomínios. Dessa forma, síndicos podem instituir a possibilidade da realização de assembleias virtuais mesmo após o período de distanciamento social e para isso, devem realizar uma votação que deverá ser aprovada por ⅔ dos moradores, para então alterar a convenção condominial e o regimento interno.
Outra novidade que vem ganhando espaço na administração condominial são os aplicativos exclusivos para condomínios
É o caso do aplicativo uCondo, que com mais de 30 recursos vem ganhando cada vez mais espaço em condomínios por todo o Brasil.
A síndica profissional Maria Christina Lima Nunes explicou mais sobre a implementação da assembleia virtual e do aplicativo uCondo no condomínio em que administra em Recife:
“Fizemos 2 assembleias híbridas (virtual e presencial ao mesmo tempo) e vimos uma adesão muito maior do que apenas com a assembleia presencial. Além disso, os condôminos se sentiram mais seguros em relação à diminuição do risco de contaminação e recebemos inúmeros elogios quanto ao fato de termos a assembleia gravada para exibição pós-evento.”
Maria ainda contou mais sobre sua experiência com o uCondo, que segundo ela está facilitando o andamento das assembleias, pois entre as funcionalidades disponíveis no aplicativo, se destacam os recursos que formalizam a convocação dos moradores para as assembleias, assim como a função que permite realizar votações diretamente pelo aplicativo. Segundo Maria “no dia da assembleia já temos um termômetro das resoluções que os condôminos querem”.
A síndica também comentou sobre a adesão dos moradores, que gostam do aplicativo principalmente pela segurança e facilidade que proporciona, onde conseguem acessar suas encomendas e criar reservas e chamados com facilidade.
A startup uCondo atua no mercado de condomínios desde 2015, fornecendo um aplicativo para condomínio com soluções para síndicos, moradores, porteiros e administradoras. Durante a pandemia, a empresa ajudou a acelerar a digitalização de condomínios em 24 estados.
Além de o aplicativo ajudar a formalizar a comunicação em todo o condomínio, ele proporciona praticidade para a rotina de síndicos e administradoras com a automação financeira, que permite a geração de boletos e relatórios como balancetes, através de poucos cliques.