A procura por casas em condomínios cresceu 22% durante a pandemia
A pandemia do novo coronavírus mudou as preferências nas buscas por aluguéis residenciais no Rio de Janeiro, segundo um levantamento da fintech QuintoAndar, com exclusividade para o EXTRA. Os dados são das buscas feitas pelos usuários na plataforma entre os dias 17 de fevereiro e 11 de maio, em comparação com o período antes da Covid-19. Os inquilinos estão em busca de espaços privados maiores e as casas tiveram um salto na demanda.
A procura por casas em condomínios cresceu 22% nesse período e apenas por casas subiu 3%. Enquanto por apartamentos teve queda de 2% e por Kitnet/Studio caiu 22%. Guilherme Guimarães, 35 anos, empresário, foi um que saiu de um apartamento de um quarto para morar em uma casa na freguesia. Ele estava namorando e se juntou no meio da pandemia.
— Minha namorada é médica e pediu para morar comigo no meu pequeno apartamento por conta de os pais serem idosos, preocupação com o vírus. E eu aceitei porque já estava pensando nisso. Mas aí vimos que queremos mesmo casar e queremos mais espaço, mais privacidade que condomínio, e decidimos buscar uma casa para morar.
Mais espaço privado parece ser a questão chave. A procura pelo imóvel ideal passou a contar com mais cômodos. As buscas por imóveis de um quarto caíram 7%, enquanto os imóveis com quatro quartos tiveram um aumento de 2% nas buscas. No período, o mais buscado foram três e quatro quartos, em média, com 31% e 30% das buscas.
Além disso, as características mais procuradas pelos locatários passaram a incluir mais espaços privados.
— Estamos vendo que as pessoas estão procurando mais conforto dentro da própria moradia do que condomínios com grandes infraestruturas. E se antes havia grande busca por imóveis próximos ao metrô, nesse período, isso não foi uma prioridade. Podemos entender que a locomoção já não é tão importante se você pode trabalhar alguns dias em casa. E, na nossa perspectiva, essas mudanças não são passageiras. As pessoas estão buscando um local para o longo prazo — afirma Flávia Mussalem, gerente de marketing do QuintoAndar.