De acordo com levantamento do Secovi-SP, 1.093 processos foram apurados em agosto, contra 951 no mês anterior
A quantidade de ações judiciais em São Paulo por falta de pagamento da taxa condominial cresceu 14,9% em agosto, na comparação com o mês anterior. Os dados constam de uma pesquisa feita, mensalmente, pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP), no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
De acordo com o levantamento, 1.093 processos foram apurados neste mês, contra 951 em julho. Em relação a agosto do ano passado, foi observada queda de 25,8% (1.473 ações).
No acumulado deste ano até agosto, 7.930 ações foram protocoladas, resultado 11,3% menor que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 8.943 processos. Nos últimos 12 meses, foram ajuizadas 12.386 ações, alta de 9,7% em relação ao período anterior (11.290 ações).
Segundo o Secovi-SP, para equilibrar as contas do condomínio, é importante que os síndicos reforcem as cobranças e promovam medidas para conscientização dos condôminos. “O síndico deve estimular o condômino inadimplente a quitar suas dívidas, pois a grande maioria ainda prefere negociar amigavelmente”, destaca Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.