Uma das palestras abordará a comunicação sobre temas do condomínio em grupos de redes sociais
Administrar um grande grupo de pessoas com opiniões diferentes, não é tarefa simples. A ideia fica mais desafiadora quando se trata de discutir sobre o lugar em que se mora, sobre as políticas de boa convivência e melhorias para esse ambiente. Para isso, os síndicos ocupam dentro dos condomínios a função de administrar o espaço e mediar os diálogos e decisões. Pensando em aperfeiçoar o relacionamento nesses espaços, acontece neste sábado (30), em Florianópolis, a sexta edição do Condomínio Summit, das 13h às 20h, no CentroSul, em Florianópolis.
O encontro, voltado para síndicos, aborda novas tendências por meio de palestras e workshops com especialistas do setor. Um dos temas abordados é “Redes sociais em condomínios: até onde vai a liberdade de expressão sem que se transforme em calúnia e difamação?”, que será desenvolvido pelo advogado Rodrigo Karpat, referência em direito imobiliário.
Karpat explica que o diálogo e a informação são essenciais para que o condomínio funcione administrativamente e juridicamente de forma saudável.
“Temos uma sociedade saturada de vários fatores do dia a dia. Às vezes, durante uma assembleia elas desabafam, extraploram e misturam as reivindicações”, comenta o advogado. Ele diz ainda que acontecem muitos crimes de abuso por parte dos condôminios e síndicos, e trará durante a palestra alguns casos que pararam na justiça.
“O ideal seria buscar a paz no local onde se mora, mas não são todos que têm essa visão e que preservam o diálogo”, enfatiza Karpat.
Sobre a comunicação em condomínios, ele destaca que se deve evitar a exposição em grupos de redes sociais, já que estes, na maioria das vezes, só dão ênfase ao ambiente de fofocas e não resolvem os problemas, que devem ser expostos em assembleias.
Dicas para evitar problemas em condomínios
Evitar a exposição em grupos de redes sociais;
Procurar se reunir de forma ordenada, preservando o diálogo;
O síndico deve buscar assessoria jurídica e administrativa;
Evitar a falta de informação, já que ela gera um excesso de problemas;
O síndico deve procurar profissionalização e ser bem instruído;
O Condomínio Summit é formado por um grupo de empresários de Santa Catarina que identificou a necessidade de levar aos síndicos e profissionais do setor informações, palestras, cursos e serviços com qualidade. A Grande Florianópolis tem 8.000 condominínios, entre residenciais e comerciais, e contam, em sua maioria, com síndicos próprios ou terceirizados responsáveis pela representação dos prédios.
Além de Karpat, o evento conta com a conferencista Ana Vanzelli, psicóloga e especialista em comportamento e motivação, que vai abordar o tema “Comprometimento com o condomínio: uma questão de escolha”. Ana é conhecida por suas palestras motivacionais evidenciadas pela marca #AindaBemQue. Para fechar o quadro de palestras, o especialista em controle de acesso Samuel Siqueira Ambrosio, da Intelbras, vai apresentar as soluções de segurança para condomínios.
Além desses profissionais, outros com destaque e importância nacional na área ministrarão workshops. São eles Ivo Junkes e Everton Pitz, que irão abordar “As tecnologias a favor da segurança dos condomínios”, e Rosely Schwartz e Angela Dal Molin, que farão uma análise sobre “A importância do conhecimento para uma gestão de qualidade”.
Haverá ainda um espaço de interação entre público e especialistas para troca de informações, orientações e dúvidas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site com o preenchimento de um formulário. A participação é dirigida a síndicos. As inscrições podem ser feitas até o início do evento.