Sábado (26) foi dia de doação e solidariedade em Coqueiral de Itaparica
Moradores de um condomínio de Vila Velha, no Espírito Santo, se uniram para doar sangue neste sábado (26). A ação aconteceu em Coqueiral de Itaparica e mobilizou o condomínio, que tem mais de 5 mil moradores.
A organizadora Maria Auxiliadora Perez contou que a iniciativa surgiu dentro da igreja católica. “O grupo de círculo bíblico da comunidade de Santa Terezinha ficou se perguntando, como doar vida e nós lembramos do Hemoes. Aí nós convidamos, eles foram muito gentis, porque eles não fazem esse trabalho externo no sábado. Mas eles abriram uma exceção e nós estamos aqui”, disse.
O padre Gudialace Oliveira disse que, mesmo tendo nascido na igreja, a ideia vale para todas as pessoas. “Nasceu de uma iniciativa nossa, mas é para envolver todo mundo, porque quem precisa de sangue não são somente os católicos ou cristãos. Todos nós precisamos e pode ser que em algum momento a gente que agora está doando, possa precisar também”, pontuou.
O ônibus do Hemocentro ficou dentro do condomínio. Muitos moradores trabalharam como voluntários, fazendo o cadastro dos doadores de sangue e de medula óssea.
“Vou doar sangue e já sou doadora da medula e só vou fazer a atualização do meu cadastro”, contou a voluntária Elza dos Santos Fernandes.
O ônibus no local motivou moradores que nunca tinham doado. “É a primeira vez, na verdade desde pequena eu tenho medo de agulha e fico receosa, mas está sendo tranquilo, sem medo, sem nada. A satisfação de fazer isso é muito gratificante”, falou a doadora Lucia Regina.
Para seguir a iniciativa do grupo de moradores é só entrar em contato com o Hemoes, que vai avaliar se é possível levar o ônibus até o local solicitado.