Projeto visa diminuir a insegurança crescente na região
Diante do aumento no número de assaltos, a Associação dos Condomínios do Morro da Viúva (Amov), no Flamengo, planeja oferecer um curso de orientação de segurança e primeiros socorros para porteiros da região.
Em março, a Amov já havia sido responsável por distribuir celulares para facilitar a comunicação entre porteiros e moradores. Segundo a presidente da associação, Maria Thereza Sombra, as aulas para os cerca de 120 porteiros associados à Amov devem ocorrer ao longo de três dias. Ela ainda aguarda resposta da prefeitura para uma eventual parceria, mas garante que o curso começará em julho, mesmo que com ajuda de uma empresa particular.
Reforço
Carro da polícia na Praia da Barra, na altura da Olegário Maciel: moradores pediram mais vigilânciaJusticeiros da Barra decidem acompanhar operações da polícia
— A região era um oásis, com pouca violência. Mas, infelizmente, o sistema brasileiro está falido. Por isso, você tem que se preparar — afirma Maria Thereza.
Além disso, os celulares distribuídos pela Amov têm sido outra ferramenta importante: quando o morador está a ponto de chegar ao prédio, ele alerta o porteiro por telefone. O objetivo é evitar permanecer tempo excessivo sozinho esperando na rua.
Porteiro há 18 anos do edifício onde Maria Thereza é síndica há 20, Luiz Fernando conta que a os celulares têm facilitado seu trabalho, e apoia o projeto do curso.
— É importante para manter a tranquilidade na região. E estar preparado faz uma diferença muito grande — diz o porteiro.